top of page

A magia do ladrilho hidráulico !!

Olá queridos !! Vários são os elementos arquitetônicos que me atraem, dentre eles esta o ladrilho hidráulico. Acho que perceberam que em vários posts de inspiração ou projetos sempre faço referência a este queridinho !! Que tal conhecermos um pouco mais da sua história e seu método de fabricação ??

Via 4bp

Via Folha

Via Theselby

Particularmente, considero sua fabricação como uma arte o que me inspira na criação dos espaços para clientes especiais. Acompanhem o processo de fabricação com este maravilhoso vídeo produzido pela galera da FAU - USP !!

O ladrilho hidráulico ou piso hidráulico é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento. Sua utilização pode ser tanto em pisos como em paredes e teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX como elemento decoratico em substituição ao mármore. Com origem no sul da Europa, rapidamente se espalhou pelos países mediterrâneos e se tornando popular também na Inglaterra vitoriana e na Rússia por sua resistência e por suas qualidades decorativas.

Via Mcmc

Como seu processo de fabricação é todo artesanal, nos anos 60 surgiram outros materiais substituindo o ladrilho hidráulico em busca de baixo custo e rapidez na execução. Para nossa alegria eles estão de volta e espalhando charme e sofisticação por onde passam. Nada de acharem que este são exclusividade para áreas molhadas de casas de fazenda como antigamente ... hoje estão tanto em cozinhas e banheiros como também espalhados por todos os ambientes da casa dando um toque especial no cantinhos.

Via Ibdi-edu

Até hoje sua produção é feita peça por peça mantendo a tradição de mais de um século. As dimensões habituais das peças eram de 20 x 20 cm mas também haviam variações entre 10 x 10 cm, 15 x 15 cm, 25 x 25 cm e 40 x 40 cm. Os desenhos representavam formas geométricas, flores ou folhas e possibilitavam uma infinidade de composições e novos padrões.

Via 4

Via Rosenbaum

Separei especialmente para vocês uma super galeria de inspirações !! Espero que gostem !!

Super beijo e até mais !!

Olá !! Sou Rosane Martinez, arquiteta e urbanista, paulista de nascimento, brasiliense de coração, curiosa, apaixonada por criatividade e agora blogueira. Apresento a vocês um pouco do meu mundo criativo infinito !! Espero que gostem !! Sejam bem-vindos e inspirem-se !! Super beijo !!

Que tal receber conteúdos exclusivos e não perder nada do que rola por aqui ?? Venha fazer parte da nossa lista de membros !!

Nome

Email

P a s s a    l á   n o    I n s t a g r a m !!

P a s s a   l á   n o   F a c e b o o k !!

P a s s a    l á   n o   e - m a i l  !!

P a s s a  l á  n o  P i n t e r e s t  !!

T a g s   +   t a g s   +   t a g s  !! 

V e j a  m a i s  e  m a i s  !!

bottom of page