top of page

Quero lá em casa : Cadeira Barcelona !!

Olá queridos !! Levante a mão qual arquiteto ou designer não seja louco por cadeiras ?? Pois é ... foi pensando neste fascínio que criei esta coluna aqui no blog chamada "Quero lá em casa", onde além de cadeiras, quero falar também de vários outros objetos de desejo que estão em alta por ai !! Acompanhem comigo !!

Vamos começar falando um pouco da Cadeira Barcelona, minha queridinha, inclusive tem uma olhando para mim agora aqui no escritório !!

Desenhada por Mies Van der Rohe e Lilly Reich em 1929, a Cadeira Barcelona teve como função servir de trono ao Rei Afonso XIII e sua esposa Ena durante a Exposição Internacional de Barcelona no Pavilhão da Alemanha.

Lilly Reich era designer de interiores responsável pela concepção e organização de muitas das exposições internacionais da época. Nasceu em Berlim e começou sua carreira como designer de produtos têxteis e roupas femininas despertando um interesse especial em contraste de texturas/ materiais e habilidades específicas no que diz respeito ao uso de tecidos em peças de mobiliário.

Já Ludwig Mies Van der Rohe era famoso pela combinação de artesanato com belas-artes no mobiliário acessível e casas bem projetadas. Nasceu em Aachen, Alemanha em 1886 e morreu em Chicago, Illinois em 1969. Influenciado pelo arquiteto prussiano Karl Friedrich Schinkel e seu uso de simples formas cúbicas, o jovem empregado no negócio de pedra-escultura de seu pai começou logo a confraternizar com o melhor da sociedade cultural de Berlim na década de 20. Ele entrou na escola de Design Bauhaus e criou clássicos modernistas. Como muitos arquitetos, entendeu a importância de usar o mobiliário correto para completar a finalidade da construção, a harmonia no design.

Os sócios foram os pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus onde Mies lecionada na ocasião. Na verdade, a Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interiores, composto por mesas, bancos e outros mobiliários seguindo a mesma linha de criação, porém a cadeira se destaca sendo uma das mais apreciadas por criativos até hoje.

O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético e a precisão do detalhe foram os três princípios que norteiaram a sua criação. Composta basicamente por duas peças (encosto e apoio de pés), originalmente tinha parafusos e estofados pouco confortáveis pois na época não constavam com todos os recursos de materiais que se tem hoje em dia. Em 1950 ela sofreu ajustes passando a ser construída com estrutura de metal sem imendas. A poltrona foi fabricada nos Estados Unidos, Espanha e Alemanha durante o período de 1930 a 1950. Após a morte de Lily Reich, Mies cedeu seus direitos a Knoll.

​​

A estrutura da peça é fabricada em barra de chapa maciça de 1 1/4 x 1/2 podendo o material ser em aço inox polido ou ferro cromado. As percintas da peça, ou tiras, deverem ser de couro natural e as espumas devem ter densidade 33. Na costura a parte da frente da almofada conta com 40 pequenos quadrados ligados uns aos outros através de vivos costurados e 32 capitonês para acabamento.

Considerada um luxo na decoração, atualmente pode ser encontrada em várias cores e preços o que não garante que a réplica seja perfeita. As originais encontram-se até hoje no pavilhão, e todas as demais, mesmo as da Knoll, são consideradas réplicas. De extrema elegância em ambientes tanto corporativos quanto residencias combinam com qualquer estilo, do mais contemporâneo ao mais clássico. E diga ai ... quem não quer em casa ??

Via Unusual

Via Mobly

​Gostaram ?? Deixem seus cometários !!

Super beijo, até mais e passa lá em casa !!

Fonte informações:

https://louisecarvalho.wordpress.com/2010/10/14/historia-da-poltrona-barcelona/

http://www.aarquiteta.com.br/blog/casa-e-jardim/cadeira-barcelona/

Olá !! Sou Rosane Martinez, arquiteta e urbanista, paulista de nascimento, brasiliense de coração, curiosa, apaixonada por criatividade e agora blogueira. Apresento a vocês um pouco do meu mundo criativo infinito !! Espero que gostem !! Sejam bem-vindos e inspirem-se !! Super beijo !!

Que tal receber conteúdos exclusivos e não perder nada do que rola por aqui ?? Venha fazer parte da nossa lista de membros !!

Nome

Email

P a s s a    l á   n o    I n s t a g r a m !!

P a s s a   l á   n o   F a c e b o o k !!

P a s s a    l á   n o   e - m a i l  !!

P a s s a  l á  n o  P i n t e r e s t  !!

T a g s   +   t a g s   +   t a g s  !! 

V e j a  m a i s  e  m a i s  !!

bottom of page